quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mais uma vitoriosa manifestação pelo Passe Livre e Contra o Aumento da Passagem em Goiânia (08/04/2011)


Na última sexta-feira, 08/04, novamente os estudantes de Goiânia foram à luta pelo passe-livre e contra o aumento da passagem. Mais de 300 estudantes secundaristas e universitários se reuniram na Praça Universitária e marcharam pelas ruas da cidade em mais uma manifestação de repúdio à péssima situação do transporte na cidade, para exigir o passe livre estudantil e contra mais um abusivo aumento previsto.
Antes mesmo de sair da Praça Universitária, a polícia tentou impedir os estudantes de manifestar pelos seus direitos, dizendo que o protesto não tinha autorização para dali. A resposta contundente dos estudantes foi “Ora, vamos ver!”, seguida pelo início da manifestação conforme havia sido decidido na assembléia do Comando de Luta.
Os estudantes caminharam até a porta da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), o órgão público que diz regular e avaliar a qualidade do transporte. Após muita agitação na porta do local, enviaram um porta-voz para “explicar” aos estudantes que eles não podiam fazer nada pelo transporte, que gostariam de ajudar e toda essa cantilena. Em seguida, a marcha seguiu para o Terminal da Praça da Bíblia, uma das mais movimentadas estações de ônibus, onde todos os dias as massas sofrem com atrasos, ônibus lotados, falta completa de infraestrutura etc. Durante a marcha os estudantes fizeram pula-catraca nas plataformas do Eixo Anhanguera e conseguiram chamar mais estudantes para a luta.
Ao chegar ao Terminal, tentou a polícia intimidar os estudantes, posicionando viaturas nas entradas do local, tentando fechar o caminho. Mas estavam enganados! Ao que parece, não notaram que a manifestação era uma expressão do novo movimento estudantil, e que todos ali não se deixariam intimidar por quem quer que fosse.
Com muita organização e agitação, os estudantes ocuparam o Terminal. Os trabalhadores presentes aplaudiram a manifestação e mostraram seu apoio ao vitorioso ato que barrou vários ônibus causando o caos na rede de transportes, fazendo os empresários que exploram o povo sentirem no bolso esse prejuízo.
A imprensa goiana tem se recusado a dar publicidade aos atos do Comando de Luta, é provável até que estejam respondendo a ordens do governador, Marconi Perillo, que prometeu o Passe Livre em campanha eleitoral e agora acena com o cinismo de sempre. O que esquecem é que no final das contas o povo se faz ouvir, e que mais e mais estudantes se juntam à luta para gritar em alto e bom som que estão revoltados.
Convidamos todos os estudantes de Goiânia a participarem das reuniões, assembléias e manifestações do Comando de Luta pelo Passe Livre!

Alguns dos vídeos sobre as últimas manifestações em Goiânia:
Manifestação do dia 1º/04: 


Chamada para a manifestação de 08/04: 



Trecho da manifestação de 08/04:


Nenhum comentário:

Postar um comentário