sexta-feira, 8 de abril de 2011

ESSA LUTA TAMBÉM É SUA!

TRANSPORTE URBANO: UM PROBLEMA COLETIVO
Mãos ao alto, R$ 2,50 é um assalto!
Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) cerca de 900 mil pessoas dos 2 milhões de habitantes da região metropolitana de Goiânia utilizam o transporte coletivo. Os trabalhadores e estudantes que têm que de usar o transporte coletivo sofrem no bolso e na pele com problemas como os ônibus e terminais lotados, atrasos constantes e preço abusivo. Também os motoristas sofrem com a sobrecarga de trabalho e os baixos salários. Mesmo quem não usa ônibus vê a cidade cada dia mais congestionada em virtude do aumento do número de carros e motos, pois quem pode pagar tem optado por usar o veiculo particular para não ter de enfrentar as péssimas condições do transporte público. E sabem do mais, a impressa dá notícia que as empresas vão aumentar o preço da passagem de ônibus para pelo menos R$ 2,50 ainda no mês de abril. Você acha justo!? Nós também não!

NÃO AO AUMENTO DO PREÇO DA TARIFA DE ÔNIBUS!
O acesso a diretos básicos da população como a saúde, educação, cultura, lazer, depende do transporte público. Segundo a Constituição do Brasil o transporte coletivo é um serviço público essencial, ou seja, é direito do povo e dever do Estado. Por concessão ou permissão o Estado atribui a empresas privadas a exploração do serviço. Nós pagamos, não deveríamos, transporte não é mercadoria.
Os trabalhadores sabem que o transporte coletivo não está a serviço das necessidades do povo e sim do lucro das empresas. Enquanto as empresas de ônibus ficam mais ricas o povo gasta cada vez. Não podemos assistir a isso de braços cruzados.
O acesso à educação constitui direito do povo e também deve ser garantido pelo Estado. Mas como o estudante pode estudar se não consegue chegar à escola e mesmo como pode se formar se não tem acessos a bens culturais? Da mesma forma, como pode o desempregado ter seu direto de acesso à cidade respeitado se não tem dinheiro para pagar o ônibus. Por isso nós exigimos que se cumpra nosso direito:
PASSE LIVRE JÁ !
para desempregados e estudantes do ensino fundamental à pós-graduação, incluindo pré-vestibular.
O transporte coletivo é assunto recorrente nas campanhas eleitorais. Marconi Pirillo (PSDB), atual governador de Goiás, prometeu o passe livre na campanha eleitoral e não cumpriu. Estamos nas ruas também para cobrar a promessa.
MANIFESTAMOS HOJE, JÁ MANIFESTAMOS ANTES E VAMOS CONTINUAR!
No dia 1º de abril mais de 500 trabalhadores e estudantes tomaram as ruas do Centro de Goiânia em manifestação CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM, PELO PASSE LIVRE E MELHORIA DO TRANSPORTE COLETIVO. Organizamo-nos em um Comando de Luta composto por estudantes, trabalhadores e várias entidades estudantis e movimentos sociais sem participação de partidos políticos. Hoje manifestamos pelos direitos do povo e continuaremos até que nossas reinvindicações sejam atendidas. Não estamos sós. Em várias cidades pelo país explodem manifestações pela melhoria do transporte público, passe livre e contra aumento da tarifa.
SE VOCÊ NÃO SE MEXE, QUEM SE MEXE POR VOCÊ?
Trabalhadores e estudantes, conversem com colegas, amigos e familiares, se organizem nos seus bairros, terminais de ônibus, escolas e universidades. Só o povo organizado pode dar solução para o caos no transporte público e barrar mais este aumento da passagem!
COMANDO DE LUTA PELO PASSE LIVRE E CONTRA AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS www.comandopasselivre.blogspot.com 08/04/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário