sábado, 11 de fevereiro de 2012

REBELIÕES CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS POR TODO O BRASIL!

Segue o panfleto solto em Goiânia durante O DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA OS AUMENTOS DE PASSAGEM: 09/02/12.


Não é segredo para ninguém o quanto o transporte coletivo nas maiores cidades do Brasil é precário! Empresas milionárias detêm o monopólio desse serviço e para isso são muito bem pagas, afinal são milhões de trabalhadores e estudantes que andam de ônibus todos os dias. E o que é totalmente injusto é que pagam um preço altíssimo por um serviço que é tão ruim. Os ônibus lotados, sujos e atrasados são uma realidade presente na vida desses brasileiros que além de pagarem um absurdo, todo ano são obrigados a ver a passagem aumentar de preço desproporcionalmente em relação aos seus salários. Afinal, a realidade é essa: enquanto as passagens aumentam de forma exorbitante, os salários continuam uma miséria.
Mas a verdade é que o povo brasileiro está cansado de ser oprimido, e todo ano são organizadas manifestações pelos estudantes para barrar o aumento das passagens e os trabalhadores também dão resposta aos ataques aos seus direitos protestando, quebrando os ônibus em terminais, etc.
Esse ano, a luta já começou em Teresina, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Recife... e outras cidades em que os empresários já tentaram aumentar a passagem , aproveitando que as escolas estariam de férias, imaginaram que os estudantes não se organizariam. Mas é claro que se enganaram, tanto os estudantes quanto outros setores da população têm ido para as ruas de forma conseqüente e combativa! Ônibus queimados, ruas paralisadas, confrontos com a polícia é o modo do povo dar o seu recado: NÃO aceitará o aumento no preço das passagens!
DIA 09 DE FEVEREIRO: DIA NACIONAL CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM
Devido o caráter nacional das lutas contra o aumento das passagens, dia 09 de fevereiro foi escolhido como o Dia Nacional contra o Aumento da Passagem, e nas principais cidades do Brasil, ocorrerão manifestações em defesa desse direito do povo. Em Goiânia, apesar de o aumento AINDA não ter sido anunciado, sabemos que todos os anos esse golpe é dado sobre os trabalhadores, então não precisamos esperar nenhum anúncio para saber que provavelmente em breve, a passagem que já custa um absurdo de R$2,50 vai aumentar. Só conseguiremos barrar esse aumento se nos organizarmos de maneira combativa, nos espelhando nos exemplos de estudantes de todo o Brasil, que se juntam para, de forma radicalizada, defender seus interesses e barrar a farra dos empresários de lucrar milhões explorando o povo.
DEFENDER ALTO A BANDEIRA DO PASSE LIVRE!
Além do problema do preço da passagem, que é muito caro, os goianienses ainda se deparam com outro problema: os estudantes possuem apenas o meio-passe e não o passe livre, que seria seu por direito! Foi com muita luta que os estudantes de Goiânia conseguiram o meio-passe, mas isso não é o suficiente, afinal não aceitaremos um meio-direito. Todo estudante tem direito sim ao passe livre, sem limite de quantas viagens possam ser feitas no dia ou quantos dias da semana pode ser utilizado. Mas como sabemos, afinal, o governador Marconi Perillo (PSDB) já prometeu em sua campanha e não cumpriu, o passe livre só vai ser conseguido com muita luta! Não será nenhum político “bonzinho” que irá “ceder” esse direito aos estudantes. Para conquistar o passe livre, temos que nos organizar, chamar os estudantes de cada escola a ir para as ruas exigir o que é seu por direito. Está na hora de levantarmos alto essa bandeira e não a abaixarmos até conseguí-lo!
COMANDO DE LUTA PELO PASSE LIVRE ESTUDANTIL E CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS.

Um comentário:

  1. O governo federal publicou em 04/04/2013, em edição extra do Diário Oficial da União, a Medida Provisória 612/2013que inclui setores do transporte na política de desoneração da folha de pagamentos. Isso significa que de acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a renúncia fiscal do governo com o setor do transporte será em torno de R$ 5,4 bilhões de reais, que deveriam servir de estimulo às empresas do setor para a contratação de mão de obra, renovação de frota e manutenção ou mesmo redução no custo das tarifas. Infelizmente ao invés disso, como todo bom brasileiro, os empresários resolveram tirar vantagem simplesmente agregando o benefício aos seus índices de lucro, e pior, alegando ainda prejuízos que não existem (pois são tributados no lucro real e nesta classe de tributação é comum declarar prejuízos para não pagar impostos, jogando nas deduções custos operacionais superfaturados e outras falcatruas a mais. O mais incrível é que empresa de transporte com prejuízo investe milhões em infra estrutura para ampliar seus horizontes em outros estados e até países, como a HP Transportes em Brasília e a Rápido Araguaia em Angola. Interessante é como a imprensa não divulga estas informações e por isso o Ministério Publico ‘faz de conta que não Vê”.

    ResponderExcluir