sábado, 11 de fevereiro de 2012

PRINCÍPIOS DO COMANDO DE LUTA 2012

O Comando de Luta Pelo Passe Livre e Contra o Aumento da Tarifa surge em meados do mês de março de 2011 conformados pela unidade pautada na necessidade de organizar a luta pelo Passe Livre para estudante e desempregado e para barrar o aumento da passagem do transporte coletivo já anunciado há época. Há a compreensão de que apenas o povo organizado pode fazer frente aos abusos dos empresários do transporte coletivo, sendo a juventude, do ponto de vista histórico, a parcela da população que tem tomado frente nas lutas nesse campo. Inicialmente o Comando foi composto pelos Centros Acadêmicos Paulo Freire de Pedagogia da UFG e de Psicologia da Faculdade de Educação da UFG, pelos Grêmios do IFG e do Lyceu e pelo Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), além de estudantes independentes.
Em janeiro de 2012 uma reunião foi convocada para reorganização do Comando de Luta Pelo Passe Livre e Contra o Aumento da Tarifa, nesta primeira reunião compareceram o  Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), a  Oposição Classista Combativa Autônoma ao DCE-UFG (CCA) e também militantes do Movimento Autogestionário(MOVAUT).  Outras reuniões foram acompanhadas por integrantes do Grêmio do IFG.

Na reunião inicial do ano de 2012 foram tirados princípios que nortearam a luta do comando, os princípios são:

- Classismo : No sistema capitalista existe a relação de luta de classe, que separa em dois mundo antagônicos a realidade dos possuidores do meio de produção (a burguesia) e de outro lado os proletários que não tem nada além de sua própria força de trabalho para vender aos capitalista, essa realidade também se aplica na luta do transporte de uma lado o donos das empresas ,o governo (gestores do capitalismo) etc., de outro lado usuários (quem em sua grande maioria são proletários, estudantes, desempregados) e trabalhadores da área do transporte ,isso implica que péssimas condições do transporte coletivo e preços abusivos.  A não conquista do passe livre  está extremamente ligado a questão da dinâmica da luta de classes, o transporte não tem qualidade, os preços são altos e estudantes e desempregados não tem passe livre para dar mais lucros aos empresários. Por isso defendemos a união de todos esses setores oprimidos (estudantes e trabalhadores) para lutar pela conquista de nossos direitos!

- Ação Direta/Luta Combativa : A nossa vitória deve ser resultado de nossa própria luta, como frisa o lema da associação internacional dos trabalhadores ‘’ A emancipação dos trabalhadores será obra do próprios trabalhadores ‘’ e também deve ser expressada por  métodos combativos de luta sem esperar intermediários ou negociações com espaços burgueses, só a luta combativa nos trará a vitória!
A ação direta por nós reivindicada se expressa por: bloqueios de ruas, ocupações, piquetes, protesto combativos! Só a ação direta nós trará a vitória!

- Democracia de base : A democracia de base significa que serão as própria massas que estarão exercendo o poder, avançando coletivamente por sua própria experiência de luta, a democracia de base se expressa para nós na defesa da assembléias gerais como órgão  regulares do comando, aonde cada militante é um voto.
Formaremos, também, comissões em que os responsáveis serão elegíveis e amovíveis para garantir maior inserção de todos nos trabalhos e evitar controle por qualquer grupo.

- Autonomia frente a partidos e governos : O Comando de Luta Pelo Passe Livre e Contra Aumento da Tarifa  se declara autônomo frente a partidos e governos, não estamos nos declarando apartidários, mas, sim, como independentes  de qualquer partido, governo, empresa ou fundação privada. A luta entre partidos faz parte da luta histórica da classe trabalhadora e por isso não defendemos o ‘’apartidarismo’’, mas nos posicionamos contra  programas políticos reformistas e burgueses, defendidos pelos partidos eleitoreiros.


- Anti-governismo : Pela impossibilidade da existência de um “governo dos trabalhadores” dentro do Estado burguês, como nos exemplifica claramente o governo do PT, é que se faz a necessidade de nos assumirmos anti-governistas. Deste modo, nos posicionamos contra os governos de "esquerda" tanto quanto os de direita, bem como qualquer governo gestor do Estado capitalista ou qualquer organização estudantil que esteja atrelada ao governismo, como, por exemplo, a UNE que é totalmente ligada ao governo do PT.
Logo, nós do Comando de Luta Pelo Passe Livre e Contra o Aumento da Tarifa nos posicionamos contra qualquer entidade governista como UNE/CUT!
Não serão aceito no Comando de Luta Pelo Passe Livre e Contra o Aumento da Tarifa a filiação de militantes ligados a essas respectivas entidades, pois qualquer unidade com setores pelegos não implica senão na quebra de unidade de classe! A unidade real da classe trabalhadora se faz por meio da cisão com a burocracia seja ela estudantil ou sindical. Qualquer aliança com governistas, justificada ou não, em nome de pretensa necessidade da ‘’unidade’’ da classe trabalhadora é falsa! A atual conjuntura da luta de classe exige uma ruptura imediata com entidades governista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário